Conceitos básicos de Manutenção Preditiva e Preventiva

O grande objetivo da manutenção industrial é o de contribuir para a maximização da rentabilidade da organização através do aumento da disponibilidade dos ativos e a otimização dos custos de manuenção. Conheça os conceitos básicos de manutenção industrial, como se deu sua origem, quais os seus objetivos e histórico de evoulução.

Os últimos anos tem sido difíceis para muitas empresas de mineração e pedreiras. Preços de commodities irregulares, declínio de grau mineral e regulamentações governamentais cada vez mais rígidas são apenas algumas das questões que atingiram a rentabilidade. Neste cenário, o monitoramento de vibrações tornou-se essencial para manutenção preditiva em mineração e pedreiras. Não apenas uma ferramenta valiosa para evitar paradas não programadas, mas também para prolongar a vida útil da máquina além dos intervalos de manutenção recomendados e para ajudar a evitar falhas catastróficas e perigosas.

O surgimento de análises preditivas, tem permitido modelar a relação causa e efeito com a interação entre fontes de dados, criando a capacidade de responder de forma mais rápida e efetiva às mudanças nas condições do negócio e estudos mostraram que o uso de análises preditivas pode melhorar a eficiência e prolongar a vida útil de cada turbina.

 O envelope da aceleração é uma técnica de processamento de sinal vastamente utilizada na Indústria de Cimento na qual os rolamentos comumente ficam vulneráveis a falhas precoces, devido ao meio de trabalho agressivo em que operam. O motivo é claro: a técnica supera as limitações do monitoramento de condição convencional, tal como análise de velocidade em FFT, sendo então possível detectar falhas de rolamento em seu estágio mais inicial.