Clubengefaz, O Seu Clube de Soluções!

O Clubengefaz é uma revista de manutenção online que visa compartilhar cases de sucesso. Registre-se e obtenha acesso gratuito a todos os trabalhos compartilhados!

Planejamento de Manutenção em: O triste fim da função "gerenciar"!

o-triste-fim-da-funcao-gerencia_20180703-173628_1

Por que a função "gerenciar" não funciona mais e não traz os resultados esperados pela empresa? Não seria este um problema sistêmico em toda a organização? Por que estamos falando especificamente da função "gerenciar"? O que funciona então? O que podemos fazer para mudar significativamente o modelo de gestão? 

Acompanhe a entrevista com o Eng. José Claudio Fabiano e saiba como você pode atingir melhores resultados mudando apenas UMA ATITUDE!

Continuar lendo
  36 Acessos
36 Acessos

EGF aumenta em 48% eficiência OEE e 20% da Produção em Cortadeiras de Papel Cartão com Estudos de Engenharia!

egf-engefaz-suzb3-social
Se na sua empresa existe um problema crônico, que causa enormes perdas de produção, é conhecido e convivido por todos, está presente há mais de 10 anos e ainda não foi resolvido... Calma! Acontece nas melhores empresas e existe solução! Neste artigo você vai saber como foi solucionado um problema crônico que ocasionava um enorme gargalo de produção em uma das maiores fábricas de Papel e Celulose do Estado de São Paulo e que operava com o mesmo problema há quase 15 anos! O resultado do trabalho significou um aumento efetivo de 48% do OEE e um impacto total de 20% a mais na produção dessas máquinas. Saiba como!
Continuar lendo
  28 Acessos
28 Acessos

Estudo de Engenharia aplicado à Usina de Açúcar e Álcool reduz perdas diretas na produção da fábrica em 35%

egf-engefaz-estudos-engenharia-usina-acucar-e-alcool-cover-1
Em uma Usina de Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, foram instalados três Geradores de Vapor novos, cada Gerador possui dois VTI - Ventiladores Tiragem Induzida de Gases, totalizando seis conjuntos. Desde o início de operação, os seis ventiladores apresentaram vibração elevada nos mancais e falhas no eixo do rotor, por empenamento, trinca e ou ...
Continuar lendo
  44 Acessos
44 Acessos

A arte de catalisar para transformar comportamento!

egf-engefaz-a-arte-da-transformacao

Você desiste no fracasso e não sabe que está perto do sucesso! "O exemplo de transformação da água".

Liderar a transformação comportamental é uma arte! Muitos líderes enfrentam o desafio de gerar resultado através da mudança do comportamento profissional das pessoas, e experimentam como é difícil esse processo; sentem que às vezes parece dar tudo errado, a coisa não vai, não avança, não melhora, não sai como o planejado, mesmo que façam tudo direitinho. E a situação pode se tornar crítica com aumento da pressão se o resultado esperado não acontece, apesar da energia e recurso disponibilizados. Aprenda a catalisar ou não lidere nada!
Continuar lendo
  21 Acessos
Marcado em:
21 Acessos

Plano Diretor de Manutenção: Um dia, você ainda vai ter um... Que funcione!

egf-engefaz-plano-diretor-de-manutenca_20180312-131653_1

Um Plano Diretor de Manutenção oficializado pela alta direção e alinhado à estratégia de negócio da organização tem um potencial enorme de redução de custos para a organização. Saiba como é a estuturação dos blocos, processos e como conduzir o projeto a partir de uma auto-avaliação.

Continuar lendo
  85 Acessos
85 Acessos

10 passos para “desarmar uma BOMBA” com estudo de engenharia

clubengefaz31-estudos-de-engenharia-cove_20180305-124236_1

Neste artigo demonstraremos 10 passos como guia para desenvolvimento de um completo estudo de engenharia. Do estudo do problema, da coleta de dados, identificação das causas fundamentais, análise de viabilidade e plano de implementação. Uma metodologia bem definida é essencial para que o estudo seja mais eficaz e atinja os resultados esperados .

Continuar lendo
  91 Acessos
91 Acessos

Você cuida da saúde dos equipamentos regularmente?

egf-engefaz-clubengefaz31-termografia-cover

Neste artigo mencionamos um defeito detectado em transformador de tensão, onde foi possível estabelecer o momento correto para a intervenção. É um erro pensar que a inspeção termográfica deve ser realizada somente quando surgem problemas. As inspeções periódicas com intuito de detectar eventuais defeitos em fase inicial, antes que se tornem críticos, é o procedimento mais indicado. 

Continuar lendo
  72 Acessos
72 Acessos

A estranha arte de criar atalhos que atrasam resultados da manutenção!

egf-engefaz-analisando-atalhos-que-atrapalham-resultados-da-manutencao-cover
Muitos desejam alcançar a condição de "manutenção classe mundial", mas na prática vivem criando atalhos, pensando em enganar a natureza das coisas e ainda assim obter o mesmo resultado. O encurtamento do caminho natural oferece a sensação de melhoria aparente e dinamismo, o que embriaga pelo encanto do auto-engano, mas afasta rapidamente o viciado ...
Continuar lendo
  128 Acessos
128 Acessos

E quando a causa se esconde sob BAIXÍSSIMA frequência?

egf-engefaz-analise-vibracao-maquina-papel

 Quando a saúde dinâmica de uma máquina de rotação muito baixa é afetada por algum defeito, o diagnóstico é dificultado pois em defeitos de baixíssimas frequências, a relação matemática entre eles confunde o analista, uma vez que frequências são todas múltiplas entre si. A Análise de Vibração por Amostragem Síncrona é uma técnica altamente recomendada para este tipo de situação.

Continuar lendo
  124 Acessos
124 Acessos

Mais recentes

Mais lidos