EGF aumenta em 48% eficiência OEE e 20% da Produção em Cortadeiras de Papel Cartão com Estudos de Engenharia!

Se na sua empresa existe um problema crônico, que causa enormes perdas de produção, é conhecido e convivido por todos, está presente há mais de 10 anos e ainda não foi resolvido... Calma! Acontece nas melhores empresas e existe solução! Neste artigo você vai saber como foi solucionado um problema crônico que ocasionava um enorme gargalo de produção em uma das maiores fábricas de Papel e Celulose do Estado de São Paulo e que operava com o mesmo problema há quase 15 anos! O resultado do trabalho significou um aumento efetivo de 48% do OEE e um impacto total de 20% a mais na produção dessas máquinas. Saiba como!
Continuar lendo
  30 Acessos
30 Acessos

Estudo de Elementos Finitos aplicado a Ind. Alimentícia soluciona problema crônico em Ventilador Classe A

Em uma indústria alimentícia do Estado de São Paulo, um Ventilador de Gás de processo apresentava um problema crônico de vibração elevada, aquecimento e quebra no rolamento de um dos mancais em função de superaquecimento e fusão do rolamento no eixo.

Um Estudo de Engenharia com aplicação do Método de Elementos Finitos foi realizado encontrando a causa raiz e definindo as ações de correção para normalização de operação do equipamento. O método permite diagnosticar problemas estruturais por meio da obtenção de deslocamentos, deformações e tensões aplicadas ao equipamento.

Continuar lendo
  49 Acessos
49 Acessos

Vantagens da Termografia aplicada a Instalações Industriais e Processos

No artigo anterior apresentamos a aplicação de termografia elétrica em transformadores de tensão. Neste artigo demonstramos que a análise termográfica aplicada a instalações industriais e processos, também é muito eficaz, de fácil aplicação, evitando custos adicionais de manutenção. A técnica permite a inspeção de um volume significativo em uma planta em um curto espaço de tempo, com excelente precisão na detecção de anomalias e com alto valor agregado.

Continuar lendo
  31 Acessos
31 Acessos

Você cuida da saúde dos equipamentos regularmente?

Neste artigo mencionamos um defeito detectado em transformador de tensão, onde foi possível estabelecer o momento correto para a intervenção. É um erro pensar que a inspeção termográfica deve ser realizada somente quando surgem problemas. As inspeções periódicas com intuito de detectar eventuais defeitos em fase inicial, antes que se tornem críticos, é o procedimento mais indicado. 

Continuar lendo
  73 Acessos
73 Acessos

E quando a causa se esconde sob BAIXÍSSIMA frequência?

 Quando a saúde dinâmica de uma máquina de rotação muito baixa é afetada por algum defeito, o diagnóstico é dificultado pois em defeitos de baixíssimas frequências, a relação matemática entre eles confunde o analista, uma vez que frequências são todas múltiplas entre si. A Análise de Vibração por Amostragem Síncrona é uma técnica altamente recomendada para este tipo de situação.

Continuar lendo
  125 Acessos
125 Acessos